terça-feira, 10 de julho de 2007

Exame

Pois é, esta é aquela altura que todos os estudantes do secundário temem ver chegar a cada dia que passa.
E só quando falta uma semana é que nos consciencializamos de que realmente chegou a altura dos famosos exames.
Eu só fiz o de Biologia-Geologia A, na quinta-feira lá estarei para o de Fisico-Quimica A, e terça para tentar a minha sorte na melhoria de Inglês. Claro, que não deixarei esta mensagem isenta de críticas, por vezes sou demasiado céptica. Mas vejam...
Prova escrita de Biologia e Geologia, 1ª fase, versão 1.
parte I
Ex 1. Temos uma imagem, basicamente com um rio, um lago chamado Nasser, formado por uma barragem, e a continuacão do caudal do rio que desagua a norte da barragem. Classifique como verdadeiras ou falsas:
C-Imediatamente a norte do lago Nasser, o rio apresenta uma menor capacidade de transporte. Resposta certa: Falsa
Digam lá que isto não ridiculo! Justificação que um professor arranjou para a correcção do ministério: Imediatamente do lago, só pode ser na zona das comportas, onde a água cai com mais velocidade. Como se um aluno tivesse de imaginar que as comportas estejam abertas, e mais ainda, como se tal facto fosse relevante no universo da Geologia de 11º ano.
parte III
Ex 2. Em condições subaéreas, submetidos a valores de pressão e de temperaturas mais _____ que os da sua génese, os minerais constituintes de um granito tendem a transformar-se dando origem a rochas_____.
A minha resposta: (B) baixos [...] metamórficas
Resposta do ministério: (A) baixos [...] sedimentares
Justificação de uma professor para a resposta do ministério: Então, subaéreas significa à superfície.
Interpretação:Ok, subaéreas significa à superfície, claro, essa designação é óptima, tendo em conta que existem milhares de rochas a flutuar na atmosfera. E além disso, qual é o sentido, que uma vez que falamos de rochas à superficie, da referência à pressão e temperatura?
E outras enfim...Ministério da Educação em grande!
Para não falar das perguntas sem resposta que havia no de Fisico-Química! Mas disso nem vou falar, não o fiz.
Mas pronto, hoje o que gostei mais de ler foi sem dúvida, o que estava escrito na secção de observações do cabeçalho do exame: Foi alterada a cotação da questão cinco do grupo três. Enfim, em vez de 13.9 tive 14.1.
Muito obrigada senhor(a) corrector(a)!